Ao longo dos nove meses de gravidez, uma gestante passa por diversas mudanças, tanto internas quanto externas. Além da adaptação que o corpo sofre para sustentar o crescimento do feto e lidar com um parto normal no futuro, as alterações hormonais também são muito altas e desencadeiam uma série de reações como aumento de peso, instabilidade emocional e outras questões que causam impacto direto na saúde da mulher.
É normal sentir muitas dores ao longo desse período, especialmente por causa do ganho de massa e o aumento dos quadris e do abdômen. São mudanças significativas que podem impedir a mulher de se sentir confortável no repouso e, consequentemente, de ter um descanso apropriado, o que colabora com o agravamento dos sintomas.
O que muitos não sabem é que a quiropraxia pode fazer bastante diferença durante uma gestação. Entenda melhor a seguir.
Benefícios da quiropraxia na gestação
A quiropraxia trabalha com a coluna vertebral para tratar diversos problemas de saúde ou sintomas isolados, através do alinhamento de vértebras que acabam saindo de sua posição original. Através da coluna, é possível se comunicar com cada parte do corpo individualmente e assim resolver questões que acometem diferentes regiões, sejam dores ou qualquer outro sintoma.
É muito comum que gestantes sintam dores na região lombar e no nervo ciático, dado o aumento de peso no abdômen. A intensidade dessas dores varia e depende de uma série de fatores, com destaque para o posicionamento do bebê no útero, que pode acabar colocando mais peso em um lado específico do corpo e assim forçar uma má postura a todo momento.
A quiropraxia é eficaz tanto para diminuir a intensidade dessas dores como também para corrigir a posição do bebê, equilibrando o peso do corpo e diminuindo a sobrecarga da coluna, ligamentos e quadris. O tratamento também colabora com o sucesso de um parto normal e melhora outros processos do organismo, assim reduzindo ou até cessando outros sintomas como os enjoos, por exemplo.
Quando a gestante sente menos dores, ela também consegue melhorar a qualidade do seu sono e sua mobilidade, garantindo uma gestação bem mais tranquila e mais qualidade de vida ao longo de todo esse processo.
Existem contraindicações?
A quiropraxia é um tratamento leve e seguro, mas nesse caso existem algumas contraindicações que precisam ser consideradas previamente. Gestantes com gravidez de risco ou que apresentem sintomas específicos como sangramento vaginal, deslocamento de placenta, gravidez ectópica ou osteoporose não podem realizar um tratamento quiroprático. Contudo, ainda é possível passar por uma avaliação profissional para verificar a possibilidade de realizar a terapia.
Este é um tratamento contínuo, então a paciente precisa manter sessões regulares para manter seus efeitos de forma duradoura. A quantidade de sessões varia para cada caso, mas geralmente começa com uma ou duas vezes por semana e depois fica mais espaçado, chegando a ser quinzenal ou mensal apenas para manter seus benefícios em dia.
Lembre-se sempre que é indispensável procurar um profissional qualificado e de confiança, que seja membro ativo da SBQ (Sociedade Brasileira de Quiropraxia).
Referências
https://www.healthline.com/health/pregnancy/chiropractor-while-pregnant