Também conhecida como cefaleia ou enxaqueca, a dor de cabeça é uma das queixas mais comuns em consultórios médicos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% dos brasileiros sentem dor de cabeça pelo menos uma vez na vida, sendo que 70% das mulheres e 50% dos homens sofrem disso mensalmente, o que já se caracteriza como crises.
Uma simples dor de cabeça pode ser desencadeada por uma infinidade de motivos, então até mesmo um médico especializado enfrenta dificuldades para identificar a origem dessas dores. Muitas vezes, um tratamento medicamentoso não é o suficiente para resolver o problema ou sequer aliviar os sintomas, mas isso não quer dizer que não exista uma solução.
A Quiropraxia também pode tratar quadros de cefaleia, aliviando a intensidade das dores ou, em alguns casos, até as cessando por completo. É um tratamento altamente versátil e, neste artigo, explicarei um pouco sobre como as técnicas quiropráticas podem trabalhar diretamente com a dor de cabeça.
Relação entre coluna e cabeça
Todo tratamento quiroprático trabalha com foco na coluna vertebral, mas através disso consegue diagnosticar irregularidades e melhorar as funções em mais de 130 partes do corpo. Problemas cardíacos, varizes, acne e até alterações no ciclo menstrual são apenas algumas das coisas que podem ser resolvidas com a ajuda da Quiropraxia.
Existem 24 vértebras na coluna vertebral e cada uma delas conversa com uma parte diferente do corpo, seja um órgão ou um sistema completo. Cada vértebra possui várias raízes nervosas e a Quiropraxia explora isso, tentando tratar qualquer tipo de sintoma trabalhando com a vértebra que corresponde ao local correspondente.
A primeira vértebra da coluna vertebral é a que está ligada com a cabeça, cérebro, ouvido, olhos e ossos do rosto, então a primeira abordagem seria explorar essa ligação para aliviar os sintomas de dor de cabeça. Isso não significa que o tratamento será realizado sempre com a mesma vértebra, pois cada caso é um caso e somente um quiropraxista pode definir quais são as melhores abordagens.
Investigando as possíveis causas
Existe mais de um tipo de dor de cabeça e um dos mais comuns é a chamada cefaleia tensional, que costuma atingir ambos os lados da cabeça com intensidade moderada. As causas são simples e quase sempre estão atreladas com estresse, ansiedade e má postura; diante disso, é possível definir que pessoas que trabalham sentadas estão mais suscetíveis a esse tipo de dor.
A cefaleia tensional não possui um padrão de manifestação e não está atrelada a nenhuma doença, porém existem casos mais complexos. Quando se trata de enxaqueca, que se manifesta com fortes intensidades e em crises que podem durar meses, a abordagem já será outra.
Independente do tipo, a Quiropraxia consegue fazer uma grande diferença no estado de saúde do paciente, em certos casos sendo até mais eficaz que o tratamento convencional. Uma coisa não precisa substituir a outra, mas sempre podem se complementar.
Se você sofre de cefaleia e se interessou pelo que acabou de ler, não deixe de procurar um Quiropraxista registrado na ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia) e tirar todas as suas dúvidas.
Referências
https://www.acatoday.org/Patients/Health-Wellness-Information/Headaches-and-Chiropractic